Álbum SOS de SZA iguala recorde de quase 40 anos de Whitney Houston

Escrito por Felipe 30/01/2023 às 17:33

Foto: Divulgação
  • Facebook
  • WhatsApp
  • X (Twitter)
  • ícone de compartilhar

O SOS da SZA igualou o recorde estabelecido por Whitney Houston há quase 40 anos.

Fazendo história, é isso que podemos dizer sobre o álbum SOS da cantora SZA, que lidera os charts Billboard 200 pela sétima semana consecutiva, após ganhar cerca de 111.000 unidades equivalentes a álbuns na última semana.

Ao fazer isso, SOS se tornou o primeiro álbum de R&B a passar suas primeiras sete semanas em primeiro lugar desde o álbum Whitney em 1987. Na época de seu lançamento, Whitney foi o primeiro álbum de R&B de uma mulher a estrear no topo das paradas.

Capa SZA

Foto: Reprodução

Além disso, o SOS de SZA é o primeiro álbum a alcançar sete semanas consecutivas em primeiro lugar desde a trilha sonora de Encanto em março de 2022, que liderou as paradas por oito semanas consecutivas e nove no total.

Taylor Swift foi a última mulher a passar pelo menos sete semanas no topo da Billboard 200 com o Folklore de 2020, que passou suas primeiras seis semanas no primeiro lugar antes de registrar mais duas semanas não consecutivas no final do ano. SOS também é o primeiro álbum de uma artista feminina a passar suas primeiras sete semanas em primeiro lugar desde o 25º, álbum da Adele em 2016.

SZA é uma das três únicas mulheres a ter álbuns com sete semanas em primeiro lugar nos últimos 20 anos, seguindo Taylor Swift (Folklore, 1989 e Fearless) e Adele (25 e 21).

O último álbum de R&B/Hip Hop com sete semanas no topo foi Views do rapper Drake, que passou 13 semanas não consecutivas em primeiro lugar em 2016. SOS também tem o maior número de semanas em primeiro lugar para um álbum de R&B/Hip Hop por uma mulher, ou álbum de R&B de uma mulher, desde Music Box de Mariah Carey em 1994.

SOS foi lançado em 9 de dezembro de 2022, encerrando uma espera de cinco anos por um novo álbum SZA após sua estreia aclamada pela crítica Ctrl. Apresentando nomes como Travis Scott, Don Toliver e o falecido Ol ‘Dirty Bastard, o projeto estreou em primeiro lugar na Billboard 200 com 318.000 unidades na primeira semana.

Durante entrevista à Rolling Stone em dezembro, SZA discutiu os principais temas do SOS. “Acho que este álbum foi parcialmente inspirado pelo amor perdido, mas principalmente inspirado pela minha tentativa de deixar de ser uma garota legal”, disse ela. “Eu tentei ser uma garota legal por tanto tempo e isso não é quem eu sou, inerentemente.

“E acho que fiz coisas legais e sou uma pessoa gentil, mas não sou uma garota legal. E tudo bem. E acho que chegar a um acordo com isso e realmente expandir e explorar isso é como um novo capítulo na minha vida.”

ícone

Recomendados para você