Após sofrer racismo na escola em São Paulo, garoto negro pergunta para mãe se um dia ficará branco

Escrito por André Bernardo 19/09/2022 às 14:20

Foto: Divulgação
  • Facebook
  • WhatsApp
  • X (Twitter)
  • ícone de compartilhar

Caso de racismo aconteceu em escola de São Paulo.

No fim da última semana, um vídeo viralizou e mexeu com o Brasil. Um menino negro de apenas 5 anos apareceu chorando e lamentou uma situação de racismo sofrida por ele por colegas de uma escola estadual em São Paulo, que o chamaram de “cocô” por causa da cor de sua pele. Em vídeo postado pela mãe da criança, a estilista Claudete Alphonsus, e publicado nas redes sociais, o pequeno questiona: “Mamãe, um dia eu vou ficar branco?”.

Usando a ferramenta stories, da sua conta no Instagram, ela publicou imagens do filho chorando e a questionando sobre a cor preta da pele. “Mamãe, eu não sou lindo. Eu sou um cocô, um chocolate”, disse o pequeno à mãe chorando. Para tentar acalmar o filho, Claudete disse ao filho que ele era lindo e que não havia problema em ser negro.

foto racismo

Nas redes sociais, a estilista afirmou que o filho estava cabisbaixo e desanimado para ir para a escola. Ela resolveu conversar com a criança e descobriu o que havia ocorrido.

“Foi a coisa mais dolorosa de ouvir. Senti meu coração dilacerar, partir em pedacinhos. Sofri com ele, chorei com ele, e pelo a todos que cuidem dos filhos de vocês, tomem conta do mental de seus filhos pretos, e não permitam que os machuquem”, disse.

Claudene ainda escreveu que não suporta mais sentir essa dor, ao se referir ao ocorrido com o filho. “Ele não sabe se defender. As crianças não sabem que tá errado. Mas os pais sabem, as professoras sabem. E isso não pode se tornar rotina”, acrescentou a estilista. Por fim, Claudene disse que a ferida que abriram nela está difícil de cicatrizar.

Confira o post abaixo:

ícone

Recomendados para você