5 mudanças que Elon Musk pode fazer no Twitter após compra da rede social

ELon Musk acaba de comprar o Twitter por mais de R$200 bilhões

A venda do Twitter para Elon Musk foi finalizada e confirmada hoje (25). A negociação se arrastou por cerca de 10 dias e o CEO da Tesla realizou a aquisição por cerca de US$ 44 bilhões, ou seja, mais de 200 bilhões de reais. O acordo coloca o bilionário como dono da plataforma, que agora se tornará uma empresa privada, e pode levar a alterações significativas no serviço.

Isso já foi até motivo de discussão entre os usuários, em reações surgidas logo após o anúncio da oferta, no último dia 14, deixando muitos preocupados. Quais mudanças Elon Musk pode trazer ao Twitter? Em várias ocasiões, o próprio empresário comentou sobre o que gostaria de modificar na rede social, alterações que podem entrar em vigor mais rápido do que todos esperavam.

A “liberdade de expressão” pode ser o lema que deve comandar o ‘novo’ Twitter. Vale lembrar que o próprio Musk já foi punido mais de uma vez por sua utilização da rede social: em 2018, ele teria causado mudanças irregulares no mercado de ações ao fazer sugestões sobre a Tesla.

Desde 2021, uma nova investigação tenta descobrir se ele combinou uma venda irregular de participações na montadora junto do próprio irmão. Como consequência, o empresário há três anos tem a atividade na rede social supervisionada por advogados e um dos órgãos reguladores do mercado norte-americano.

Confira, a seguir,  mudanças propostas por Musk para o Twitter e que podem se tornar realidade futuramente.

1. Botão de edição

A possibilidade de editar os tweets é uma reivindicação antiga dos usuários, que precisam criar uma nova postagem para corrigir ou acrescentar algo escrito na mensagem original. O homem mais rico do mundo reclamou disso pela primeira vez em 2019.

No início deste mês, ele criou uma enquete sobre o botão de edição no Twitter, que terminou com mais de 74% dos votantes a favor do recurso. Dessa forma, a funcionalidade pode ser uma das primeiras novidades, já que a empresa também confirmou estar trabalhando na ferramenta.

2. Algoritmo de código aberto

Interessado em tornar a rede social “mais transparente”, Musk quer tornar público o algoritmo do Twitter. Na sua visão, tal mudança permitiria que todos soubessem como a plataforma determina quais conteúdos aparecem na linha do tempo de cada um. O tema também foi assunto de outra enquete em seu perfil.

3. Tweets maiores

Quando lançado, em 2006, o Twitter permitia postagens com apenas 140 caracteres, limite que durou até 2017, quando o tamanho de cada mensagem foi ampliado para 280 caracteres. Com a direção de Musk, mais uma alteração pode acontecer.

O chefe da SpaceX disse, há alguns dias, que o microblog está “muito atrasado” neste quesito, dando a entender ser favorável aos tweets longos. Vale ressaltar que o Twitter já testou uma ferramenta de artigos e é dono de uma plataforma de newsletters, a Revue.

4. Fim dos bots de spam

Inimigo confesso dos bots de spam, tratados por ele como o problema mais irritante da plataforma, o empresário afirmou que pretende eliminá-los. “Se a nossa oferta do Twitter for bem-sucedida, derrotaremos os bots de spam ou morreremos tentando!”, tweetou o bilionário.

Para isso, Elon Musk pretende criar a ‘autenticação de humanos’. Provavelmente cada pessoa terá que comprovar a identidade de sua conta e não será permitido ter mais de uma por pessoa.

5. Moderação de conteúdo menos rígida

Conhecido “defensor da liberdade de expressão” nas redes sociais, Elon Musk já se mostrou descontente com a moderação de conteúdo da plataforma em várias ocasiões. De acordo com ele, o Twitter deve ser menos rígido neste ponto, sem extrapolar o que dizem as leis de cada país onde o serviço está disponível.

Com informações do TecMundo

 

Sair da versão mobile