Conheça os membros do BROCKHAMPTON, o grupo que vem mudando o cenário do hip-hop

Escrito por Thallis 01/09/2019 às 23:06

Foto: Divulgação
  • Facebook
  • WhatsApp
  • X (Twitter)
  • ícone de compartilhar

Na ativa desde 2012, a boyband já teve diferentes formações.

Quando os primeiros grupos de hip hop surgiram no cenário musical, muito se falava sobre a necessidade de mais de um rapper se unir para criar rimas em um gênero cujas músicas sempre tiveram um apelo mais pessoal.

Pouco tempo depois, no entanto, grupos e bandas como Public Enemy, RUN D.M.C. e N.W.A. provaram a validade e a força do rap em conjunto, algo que até hoje é visto e reafirmado no sucesso de público e crítica dos grupos Migos, BROCKHAMPTON e muitos outros.

No que diz respeito a BROCKHAMPTON, inclusive, o conceito que sempre definiu as bandas de rap foi reformulado quase que por completo, de certa forma contribuindo para validar o hip hop enquanto uma cultura interdisciplinar e rica em linguagens e formatos.

O grupo norte-americano originário do Texas possui um total de 14 membros, estes que se dividem entre rappers, produtores, fotógrafos, diretores artísticos e muito mais. Na ativa desde 2012, BROCKHAMPTON já sofreu algumas baixas durante a carreira, mas permanece como uma das principais boybands da atualidade, competindo diretamente com grupos de grande sucesso no cenário musical, como por exemplo os pertencentes ao gênero K-POP.

Recententemente, BROCKHAMPTON lançou “GINGER”, seu quinto álbum de estúdio, e conquistou o primeiro lugar na Billboard, a principal parada de sucesso americana. Pensando nisso e na importância que o grupo vem ganhando na cultura hip hop, decidimos apresentar cada um dos membros e suas carreiras como expoentes da arte urbana. Confira!

Kevin Abstract (vocais / direção de vídeos)

Um dos fundadores e atual membro mais antigo do grupo, Kevin Abstract teve a vontade de montar BROCKHAMPTON na época em que ainda estava em outra boyband com o rapper Ameer Vann, que comprou a ideia e permaneceu na banda até 2018, quando se desentendeu com os colegas e decidiu apostar em uma carreira solo.

AliveSinceFoverever era o nome do grupo, que chegou a fazer um certo sucesso no cenário underground com o EP “The ASF EP” e se dissolveu em 2014 para reunir-se novamente com o nome de BROCKHAMPTON.

Kevin é um dos membros mais bem sucedidos da banda. Com três álbuns de sucesso, o rapper ganhou muito destaque quando lançou “MTV1987”, de 2014, seu primeiro disco solo e trabalho que lhe rendeu boas críticas de sites especializados.

Faixas como “Save” e “Drugs”, esta que possui o famoso verso “born ugly but so got damn gifted, only mistress, never get it twisted”, foram citadas como exemplos de seu talento na rima, algo que também é visto com força em muitas das músicas de BROCKHAMPTON.

Kevin Abstract ainda possui os álbuns “Death of a Supermodel”, de 2015, e “American Boyfriend: A Suburban Love Story”, lançado em 2016. Os discos mostram a grande aptidão de Abstract no rap melódico que é sua marca e também chama a atenção por tratar de temas que não são encontrados com muita frequência em músicas do gênero, como homessexualidade, êxodo rural e a vida em cidades da região sul dos Estados Unidos.

Matt Champion (vocais)

Diferente de Abstract, Champion entrou em BROCKHAMPTON numa das últimas trocas de integrantes que a banda sofreu, em 2015. Sua inserção no grupo se deu pela amizade que tinha com alguns membros, como o próprio Kevin.

Em 2014, inclusive, pouco antes de entrar no grupo, Champion participou de uma das faixas do álbum “MTV1987”. A música em questão, “SNAKES”, é considerada por muitos o trabalho que colocou o rapper no mapa como alguém que poderia entrar para o grupo, já que a química que estabeleceu com um dos fundadores foi muito elogiada na época.

Matt Champion, no entanto, também possui sua carreira solo. Em pouco tempo de BROCKHAMPTON, o rapper já lançou alguns singles que fizeram bastante sucesso no cenário do hip hop underground, como “Fangs”, que se assemelha muito ao trabalho realizado pelo grupo.

Os vocais crus associado a refrões melódicos são o que definem seu estilo e lembram muito artistas já consolidados no hip hop, como é o caso de Kanye West – rapper que sempre foi uma grande fonte de inspiração para a banda.

JOBA (vocais / produção / engenharia)

Um dos membros mais prolixos de BROCKHAMPTON é JOBA, apelido e nome artístico de Russel Boring, rapper que também entrou em 2015 para a banda, ao lado de Matt Champion e outros.

JOBA é conhecido pela forma excêntrica e divertida de se apresentar nos palcos, sendo lembrado por muitos como “o mais underground” do grupo e um dos principais responsáveis pela estética diferenciada que BROCKHAMPTON apresenta nos shows. Seus versos nas músicas da banda também são um dos que mais se destacam, principalmente quando decide falar sobre sua luta contra o transtorno bipolar.

Há alguns anos JOBA divulgou que tinha um álbum solo já finalizado, mas que o manteria escondido por algum tempo antes de divulgá-lo ao público e pouco falou sobre o assunto desde então.O rapper, no entanto, participa de algumas músicas das carreiras de seus colegas de banda como produtor.

“Empty”, de Kevin Abstract, por exemplo, é um dos trabalhos de produção artística e sonora de maior sucesso de JOBA, que foi o responsável por inserir as notas de piano que tanto contribuíram para a música.

Robert Ontenient (webmaster)

Robert é um dos membros que pouco aparecem nas músicas e nos videoclipes de BROCKHAMPTON, mas por vezes é referenciado como um dos principais responsáveis pelo sucesso do grupo na internet, ambiente de onde saiu a banda como uma brincadeira entre integrantes de um fórum online criado para fãs de Kanye West.

A importância de Ontenient está sobretudo no papel de administrador e gerenciador de todas as plataformas online do grupo, que também funcionam como um grande formato de divulgação do trabalho realizado pelos membros.

Em entrevista ao Genius, um dos principais veículos especializados em cultura hip hop do mundo, Robert conta que se candidatou para entrar como webmaster de BROCKHAMPTON em 2015, após Kevin Abstract ter lhe explicado a necessidade de o grupo ter um maior apelo online. No entanto, ele não possuía qualquer conhecimento sobre o assunto, mas fez questão de aprender tudo o mais rápido possível e assim conseguir fazer parte da equipe.

Merlyn Wood (vocais)

Considerado um dos membros mais politizados da banda, Merlyn Wood faz parte do subgrupo de integrantes de BROCKHAMPTON que apenas escrevem e cantam os versos das músicas. Sua entrada na boyband em 2015, inclusive, se deu pela força de suas letras, que quase sempre tratam de temas caros à cultura hip hop, como por exemplo racismo e imigração.

Wood é muito bem sucedido em sua carreira fora da banda, tendo já lançado alguns singles de sucesso no pouco tempo desde que decidiu entrar para o hip hop. Seu som possui um apelo eletrônico, que também pode ser visto em algumas músicas de BROCKHAMPTON, e chama a atenção pelo jeito divertido e forte que os versos são cantados, chegando a lembrar músicas de artistas como Lil Wayne e 2 Chainz.

De todos os membros do grupo, Merlyn Wood também é considerado o mais divertido e o que possui a personalidade mais chamativa. Suas aparições nos clipes da banda são sempre engraçadas, o que também vale para as entrevistas que concede.

Dom McLennon (vocais / produção)

Dom McLennon é o nome artístico de Dominique Simpson, um dos vocalistas e co-fundador de BROCKHAMPTON da forma como hoje conhecemos. Junto com Kevin Abstract, Dom foi quem ajudou a elaborar o conceito que a banda teria, ainda em 2013, e grande parte das músicas de sucesso do grupo.

O rapper é frequentemente citado pelos veículos especializados como uma das almas de BROCKHAMPTON, mas ao mesmo tempo uma figura oculta. Isso porque apesar de ser aquele que é considerado o principal letrista do grupo, é quem menos aparece nos videoclipes e pouco fala em nome da banda em entrevistas e documentários já feitos sobre os membros.

Por diversas vezes, inclusive, McLennon disse estar em BROCKHAMPTON para exercer sua função de músico e que por acaso atua como rapper, deixando claro que suas intenções são apenas para com o som produzido pelo grupo. Ele, no entanto, possui uma carreira solo ainda singela, tendo divulgado em 2012 a mixtape “Sandy Shore Motel”, que chegou a fazer um certo sucesso na época.

Bearface (vocais / produção)

Ciaran McDonald, mais conhecido como Bearface, é um dos rappers mais criativos e talentosos de BROCKHAMPTON. Nascido na Irlanda do Norte, o jovem músico entrou para o grupo em 2015 já com uma carreira solo consolidada na Europa, onde realizava alguns shows no cenário underground e chegou a conquistar uma certa gama de fãs.

Bearface também ficou conhecido por seu remix da música “Long Live A$AP”, do rapper A$AP ROCKY, que teve um certo sucesso já no lançamento. Seu primeiro trabalho original, contudo, foi lançado apenas em 2012, na forma da mixtape “Beat_Tape”, que possui um som mais voltado ao folk rock, ainda que com algumas batidas similares às encontradas nas músicas de BROCKHAMPTON.

Bearface é conhecido por muitos como a voz do grupo, o que tem a ver com a potência vocal que o rapper possui e pode ser visto em algumas das músicas da banda. Seu trabalho enquanto produtor também é de grande importância e sucesso no cenário hip hop, uma vez que várias faixas de Kevin Abstract, por exemplo, possuem a mão de Baearface na produção.

Romil Hemnani (produção)

Quando o assunto é produção, o principal nome de BROCKHAMPTON é Romil Hemnani, que entrou na banda somente em 2015, após já ter colaborado nas carreiras solo de Kevin Abstract e Dom McLennon.

O estilo de Romil é claramente muito inspirado no trabalho de grandes nomes do R&B e do hip hop, como por exemplo Kid Cudi, Pharrell Williams e Tyler The Creator. Seu talento como expoente na produção de rap vem sendo muito elogiado pela crítica especializada, sobretudo pelo fato de ele sozinho ter feito a base de 33 das 48 faixas dos três primeiros discos de BROCKHAMPTON: “SATURATION”, “SATURATION II” e “SATURATION III”.

Mesmo sem aparecer muito nos vídeos do grupo e não ser vocalista, Romil é um dos membros mais queridos da boyband. Seu jeito divertido e irônico o coloca à frente do grupo em muitos sentidos. Quando perguntados sobre o papel do produtor na banda, inclusive, os outros integrantes são enfáticos em dizer que BROCKHAMPTON não seria nada sem sua aptidão criativa e talento para criar músicas dos mais variados tipos.

Kiko Marley & Jabari Manwa (Duo Q3 / produção)

Uma das características mais interessantes de BROCKHAMPTON é o fato de ser uma boyband que possui duplas entre seus membros. Kiko Marley e Jabari Manwa são integrantes que entraram juntos e realizam todo o trabalho de produção sob o nome “Duo Q3”, chegando a inclusive se considerarem um dueto que atua de forma colaborativa dentro de algo maior, que seria a banda a qual pertencem.

Ambos os produtores entraram para o grupo em 2015, quando BROCKHAMPTON começou a ter uma maior troca de integrantes e evoluiu o conceito de boyband a múltiplas funções, considerando rappers, produtores, gerentes, fotógrafos e diretores criativos membros igualmente importantes.

A dupla é responsável por músicas famosas do grupo, como por exemplo “GOLD” e “STUPID”, além de algumas vezes atuarem como backing vocals em faixas com passagens mais melódicas, como “FAKE”.

HK & Ashlan Grey (fotografia / direção criativa)

Se BROCKHAMPTON é uma boyband de sucesso, o apelo artístico e visual que tanto os vídeos e ensaios fotográficos, quanto os próprios membros possuem muito teve a contribuir. Essa forte característica do grupo é possível graças ao trabalho de Henock Sileshi, integrante e diretor criativo da banda mais conhecido pelo apelido HK, e Ashlan Grey, fotógrafo oficial do grupo.

Os videoclipes épicos de BROCKHAMPTON muito se devem à visão artística que HK e Grey possuem, assim como as capas dos álbuns SATURATION I, II e III, que sempre foram referenciadas pelos fãs e pela crítica especializada como ótimos exemplos da interdiciplinaridade artística que o grupo possui.

Os dois integrantes entraram para BROCKHAMPTON entre 2015 e 2016 com a tarefa de fazer do grupo algo maior que uma simples boyband. Em entrevista ao Genius, a dupla contou sobre o convite de Kevin Abstract, que na época queria fazer da banda um coletivo artístico capaz de atuar em todas as áreas possíveis, mas sem deixar a cultura das ruas de fora.

Jon Nunes (gerenciamento)

O gerenciamento da carreira de BROCKHAMPTON também é um dos pontos que mais sofreram mudanças desde quando o grupo lançou sua primeira mixtape. De 2015 para cá, entretanto, a boyband parece ter achado a pessoa perfeita para indicar o rumo profissional que seus membros devem seguir.

A figura em questão é Jon Nunes, que teve sua primeira experiência como o acessor e gerente de um grupo apenas com BROCKHAMPTON, após ter sido chamado por Kevin Abstract para tomar conta dos negócios da banda junto de Anish Ochani, integrante que permanceu na boyband até 2017.

Mesmo não fazendo parte da equipe criativa, Jon faz questão de participar de todos os shows da banda como membro do time de suporte. Ele também já fez algumas apatições em videoclipes e é considerado por muitos fãs como uma figura necessária para o sucesso comercial de BROCKHAMPTON em todo o mundo.

ícone

Recomendados para você