Elon Musk enfrenta processo de US$ 258 bilhões por suposto esquema de pirâmide

Foto: Wikimedia Commons

Elon Musk está enfrentando um enorme processo judicial por seu apoio à criptomoeda Dogecoin.

Elon Musk e suas empresas, Tesla e SpaceX, estão enfrentando um processo de US$ 258 bilhões que acusa o bilionário de supostamente utilizar a criptomoeda Dogecoin como parte de um esquema de extorsão. O processo ocorre quando o maior mercado de criptomoedas caiu nas últimas semanas. O processo foi aberto em Nova York por Keith Johnson, que é descrito como “um cidadão americano que foi defraudado sem dinheiro pelo esquema cripto dogecoin dos réus”.

A queixa alega que “os réus alegam falsa e enganosamente que Dogecoin é um investimento legítimo quando não tem valor algum”. Além dos bilhões sendo procurados por danos, Johnson quer impedir Musk, Tesla e SpaceX de promover a moeda. Além disso, ele espera que investir seja considerado algo seguro sob as leis dos EUA e de Nova York.

Quem é a filha de Elon Musk que quer mudar de nome para cortar relação com o pai bilionário | Tecnologia | G1
Foto: Angela Weiss / AFP

Ele descreve a criptomoeda como “simplesmente uma fraude pela qual ‘maiores tolos’ são enganados para comprar a moeda a um preço mais alto”. O processo também cita uma lista de vários tweets e declarações públicas de Musk sobre Dogecoin e como eles aumentaram o preço nos últimos 18 meses. Elon Musk falou oficialmente sobre possuir a moeda, bem como Bitcoin e Ethereum, todos em queda acentuada ao longo de junho.

Em noticias relacionadas, Elon Musk ameaçou rescindir acordo de compra do Twitter e acusou a empresa de omitir dados de contas falsas. “O Twitter, de fato, se recusou a fornecer as informações que Musk solicitou repetidamente desde 9 de maio de 2022 para facilitar sua avaliação de spam e contas falsas na plataforma da empresa”, disseram os advogados de Elon na carta, também datada de 6 de junho.

“A última oferta da plataforma de simplesmente fornecer detalhes adicionais sobre as metodologias de teste da própria empresa, seja por meio de materiais escritos ou explicações verbais, equivale a recusar as solicitações de dados do Sr. Musk”.

Sair da versão mobile