Ministério da Justiça determina suspensão de venda de iPhones sem carregador

Iphone terá venda suspensa no Brasil.

O Ministério da Justiça determinou nesta terça-feira (6) a suspensão de venda de iPhone sem carregador. Além disso, ela aplicou multa de R$ 12 milhões à Apple. O despacho foi publicado no “Diário Oficial da União” (DOU) desta terça-feira (6).

“Aplicação de sanção de multa no valor de R$ 12.274.500 (doze milhões duzentos e setenta e quatro mil e quinhentos reais), cassação de registro dos smartphones da marca iPhone introduzidos no mercado a partir do modelo iPhone 12 e suspensão imediata do fornecimento de todos os smartphones da marca iPhone, independentemente do modelo ou geração, desacompanhados do carregador de bateria”, diz o texto do DOU.

iPhone 11 (Imagem Ilustrativa)

A multa diária só sera aplicada posteriormente, se verificarem que a empresa driblou de alguma forma a proibição da venda; Desde 2020 a empresa deixou de incluir o adaptador de tomadas em todos seus celulares, afirmando que a decisão faz parte de ‘seus objetivos ambientais’ Desde o ano passado o Ministério da Justiça vem notificando a Apple e Samsung por não venderem mais os acessórios junto dos celulares e aplicando multas.

Ainda não se sabe como a Apple vai reagir a esta proibição, a marca decidiu não comentar sobre o assunto após ser questionada pelo site G1. Enquanto isso, ela trabalha para apresentar ao mundo os novos modelos de Iphone durante seu evento anual que acontece nesta quarta-feira, 7 de setembro.

 

Sair da versão mobile