Nike processa BAPE por violação de Copyright

A Nike fez um de seus processos mais importantes até agora.

A Nike está finalmente se posicionando contra a BAPE, processando a marca de moda japonesa por supostamente copiar alguns de seus designs de calçados mais icônicos. A Reuters relata que a gigante do calçado com sede em Oregon entrou com uma ação judicial federal contra A Bathing Ape por violação de marca registrada no Nike Air Force 1, Air Jordan 1 e Nike Dunk. O processo afirma que “o atual negócio de calçados da BAPE gira em torno da cópia dos designs icônicos da Nike”.

O documento também mostra casos de cinco dos produtos de calçados mais vendidos da BAPE – BAPE STA, BAPE STA Mid, SK8 STA, COURT STA High e COURT STA – são “cópias quase literais” dos tênis da Nike mencionados acima.

 

A Bathing Ape Sk8 Sta Spring 2021 Collection Release Date | Sole Collector
Foto: Bape

A Nike afirma que a BAPE introduziu pela primeira vez seu primeiro calçado que infringia a marca registrada nos EUA em 2005 e que, nos 15 anos em que a BAPE esteve presente no mercado americano, eles têm produtos infratores. As vendas de BAPE nos EUA teriam sido “esporádicas” até 2021, quando a marca, agora propriedade da IT Ltd., com sede em Hong Kong, “aumentou drasticamente o volume e o escopo de sua infração”. O processo indica: “a cópia da BAPE é e sempre foi inaceitável para a Nike e, como as infrações da BAPE cresceram recentemente e se tornaram um perigo significativo para os direitos da Nike, a Nike deve agir agora”.

Embora os representantes de ambas as empresas ainda não tenham comentado sobre o assunto, a Nike disse que a BAPE “se recusou” a parar de violar as infrações de marca registrada quando solicitado, levando a este processo. A Nike espera que a BAPE pare de vender os tênis e pague uma quantia solicitada e não especificada pelos danos sofridos.

Confira abaixo as comparações:

Sair da versão mobile