Rock in Rio usará robôs para a segurança do festival

Escrito por André Bernardo 26/08/2022 às 17:53

capa rock in rio Foto: Divulgação
  • Facebook
  • WhatsApp
  • X (Twitter)
  • ícone de compartilhar

O festival ainda conta com diversas tecnologias de ponta que compõem esquema de segurança. Serão, ao todo, mais de 200 câmeras espalhadas por toda a Cidade do Rock

O Rock in Rio 2022 apostará em tecnologia para manter a seguranças dos espectadores do evento. Nesta edição, além da segurança tradicional formada por 2 mil vigilantes treinados para grandes eventos e 25 cães especializados, a segurança terá 130 câmeras e um cão-robô, além de outros equipamentos.

O cão-robô, chamado de Yellow, já foi utilizado anteriormente no Mutua Madrid Open e no Rock in Rio Lisboa 2022. Ele utiliza a tecnologia 5G, habilitado recentemente no Rio de Janeiro, para coletar os dados do ambiente como temperatura anormal (detecção de incêndio), detectar eventos suspeitos e se expor a ele — se necessário, evitando o risco à vida humana, e outros tipos de situações que podem impactar a segurança do evento.

Todas as informações coletadas pelo robô serão enviadas a um centro operacional instalado na Cidade do Rock. Lá, a equipe de segurança da SegurPro, responsável pelo Rock in Rio, irá monitorar as informações em tempo real.

“Nesta edição, iremos oferecer uma solução inteligente, que une a melhor tecnologia do mercado a uma equipe especializada em grandes eventos, capacitada para fazer do Rock in Rio Brasil um festival memorável como ele já é”, afirma Paulo Armário, gerente Global Risk Services da SegurPro.

“O cão-robô Yellow é um oficial de segurança robótico K9 que aprimoramos com inteligência artificial usando nossa plataforma GenzAI”, diz a SegurPro em seu site.

No Centro de Controle Operacional instalado na Cidade do Rock, a SegurPro fará o monitoramento de todo o evento através de um videowall de led medindo 18m² com transmissão e gravação de imagem instantânea. No local será possível monitorar todos os sistemas e aparatos tecnológicos de segurança dispostos no Parque Olímpico, além de gerenciar o efetivo de vigilantes e controladores de acesso da SegurPro.

ícone

Recomendados para você