T-Pain revela que era creditado e pago quando artistas usavam auto-tune em músicas que ele nem participava

Foto: Reprodução

T-Pain diz que Diddy o pagou para usar o autotune em “Last Train To Paris”.

T-Pain é o mestre do Autotune. Embora houvesse muitos artistas que usaram o vocoder antes dele, Pain revolucionou a música de uma forma incomparável. Claro, ele enfrentou a resistência de artistas como Jay-Z, que lançou uma música intitulada “Death Of Auto-Tune” em resposta à influência dele no rap. Evidentemente, o som de Jay não teve muito peso, já que o vocoder se tornou um elemento do rap nos anos seguintes. Artistas como Future, Travis Scott Young Thug tornaram-se figuras onipresentes devido às suas inovadoras melodias de autotune que definiram o som do hip-hop na última década.

O auto-tune nunca morreu, mas nos primeiros anos em que os rappers tentaram adotar a tecnologia, não era tão eficaz quanto o T-Pain. Com exceção de Kanye West – e talvez até Lil Wayne – aqueles que tentaram usar o auto-tune não tiveram necessariamente sucesso semelhante. Embora os puristas do rap evitassem a ideia de usar um vocoder na cabine, muitos outros a adotaram, mesmo naquela época. Tanto que Pain revelou recentemente que recebia um cheque sempre que alguém usava o auto-tune em seus sons.

Capa T-Pain
Foto: reprodução

DJ Drama juntou-se a T-Pain para o último episódio de Nappy Boy Radio, onde o criador de Gangsta Grillz listou “Death Of Auto-Tune” de Jay como uma de suas cinco músicas favoritas. Pain explicou que a música não teve o efeito que o rapper pensou que teria, especialmente com a nova safra de artistas. Drama então pediu ao artista para confirmar os rumores de que ele era pago toda vez que alguém usava o autotune. T-Pain confirmou que era verdade, revelando que vários artistas escreveram um cheque para ele naquela época, como Diddy.

“Foi uma loucura, foi muito louco”, disse ele sobre esse ponto de sua carreira. “Algumas pessoas se voluntariaram e outras não sabiam, então foi ótimo. Diddy se ofereceu. Diddy me deu créditos em Last Train To Paris porque ele usou Auto-Tune. Pain acrescentou que há evidências de vídeo em um disco rígido do rapper “escrevendo um contrato em um guardanapo no estúdio dizendo que ele iria me dar credito em Last Train To Paris”.

Confira abaixo o vídeo no YouTube:

Sair da versão mobile